"Cidadãos do céu"


Data da Postagem: 14 de Março de 2022

"Cidadãos do céu"

Nas Santas Missas do segundo domingo da Quaresma, com a narrativa da Transfiguração do Senhor, estamos meditando a missão do Senhor. Antes de descer a Jerusalém, Jesus busca o Tabor. Nos momentos mais importantes da sua missão, o encontramos orante. E ali a Transfiguração, isto é, a morte injusta que sofrerá, não colocará fim ao projeto do Senhor. Jesus vence a morte e nos faz cidadãos do céu.

Nesta mesma linha, somos chamados a lançar os olhos para o mais profundo de nós. Olhar às nossas ações, aos nossos pensamentos e às nossas escolhas, questionando-nos quanto o nosso agir, isto é, se vivemos como cidadãos do céu, ou cidadãos mundanos, enquanto estamos por aqui.

Com a consciência de sermos cidadãos do céu, somos convidados a descer o monte e a vivermos como cidadãos do céu na planície. Uma fé desencarnada da realidade, de olhos fechados aos rostos sofridos, de ouvidos tapados aos gritos de dor, aliados a ideologias corrompidas, é uma fé doente. Vivendo como cidadãos do céu na terra, iremos transformar as realidades em que nos encontramos, fazendo, a todos, antecipar no hoje realidades do céu.

A Campanha da Fraternidade deste ano, "Fala com sabedoria, ensina com amor", nos ajuda a entender bem nossa missão. Assim nos convidaram as equipes litúrgicas, à olhar os muitos colaboradores no processo de construção da educação:

"Irmãos e irmãs, somos convidados a participar da Campanha da Fraternidade deste ano, que busca despertar a solidariedade de todos nós brasileiros em relação a um problema concreto que envolve a sociedade, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho na área da educação. A construção da educação é feita por muitas mãos. Vários outros profissionais, além do professor, também cuidam e preparam as crianças para o mundo durante seus anos escolares. Colaboradores como as merendeiras, faxineiras, porteiros, inspetores, secretárias, pedagogas, diretores, etc, muitas vezes invisíveis, mas que são tão importantes quanto a figura do professor. Sejamos gratos a todos esses profissionais que estão presentes em nosso dia a dia em nossas escolas".

Com a Santa Missa desse sábado, animada pela Pastoral Familiar, coordenada pelo casal de namorados, Lígia e Leandro, novos coordenadores, e com a participação dos catequistas da Pastoral do Batismo, acolhemos os pais e padrinhos que participaram das catequeses pré-batismais. Rezamos por todos eles e por missão tão nobre que estão por abraçar, ou seja, de manter viva a chama da fé no coraçãozinho dos seus, recordando sempre que são cidadãos do céu. Também acolhemos mais um jovem casal, Helis e Higor, que servirão a Deus e a comunidade na Pastoral de Batismo, equipe de Liturgia. Obrigado pelo sim de vocês, jovens casais. Juntos caminhamos, como cidadãos do céu, para o coração de Deus

Deus nos ajude em nossa missão.