Ele está aqui


Data da Postagem: 21 de Junho de 2022

Ele está aqui


A solenidade de Corpus Christi marcou profundamente a nossa comunidade nessa manhã. Desde a semana passada alguns cristãos batizados, mobilizados por seus grupos, começaram a confeccionar os tapetes temáticos, bem como a arrecadar as doações para as instituições carentes.


Hoje, cedinho, após um delicioso café partilhado no salão Espaço Petrus, as ruas ficaram tomadas e, aos poucos, foram ganhando uma coloração especial, onde o amor podia ser tocado. Um clima muito agradável, especial, solidário.


Pelas 8h30 os bancos da Matriz começaram a ser ocupados, com destaque às crianças e adolescentes que receberão no próximo 26 a sagrada Eucaristia, com seus pais e catequistas.


A Santa Missa é, como sempre, o ponto alto deste dia santo. Poder celebrar esse momento com a comunidade, corpo do Senhor, reunida é uma festa. Que momento único e marcante! Toda a liturgia muito bem vivida e celebrada. Uma assembleia orante, vibrante, presente. Um silêncio reverente e cantos que anteciparam o coro celestial. O Te Deum, cantado para o Senhor, no Santíssimo Sacramento, num só coro, ainda continua dentro de nós, reanimando-nos com aquela certeza que caminhará à nossa frente: Ele está aqui. Momento libertador. De fato, Ele é o "Deus dos exércitos, Deus do combate, Deus da vitória", e está à nossa frente. Não combatemos sozinhos, com as nossas parcas forças.


Com esta solenidade, tomando as ruas em procissão, nós não só proclamamos que o Senhor está vivo e ressuscitado, como revelamos aos nossos corações e ao mundo que Ele está aqui.


 Mais do que querer pretender descifrar o mistério da transubstanciação, a solenidade de Corpus Christi nos convida a ouvir a voz do Mestre, que diz: "vinde e ocupai o lugar à mesa". É para esse momento de comunhão que Ele veio. Comunhão que rasga o céu e nos faz antecipar àquela comunhão que viveremos plenamente na Glória eterna. No Sacrifício do Altar, o qual realiza para a nossa libertação e salvação, o Senhor vence o que é feio e que nos faz viver uma caricatura do amor, isto é, pecado. Todos os dias essa realidade se repete no sagrado Altar, para termos comunhão com Ele, Deus Uno-Trino.


Por fim, uma festa comprometedora, que nos desafia a vivermos como pessoas boas, belas e servas da Verdade, como dizia São Paulo da Cruz (séc. XVII), viver o Amor verdadeiro e não o caricato, promovendo, a partir da Comunhão com Senhor, comunhões verdadeiras. Que o nosso Anjo, como o Anjo de Portugal, nos ajude a crer, adorar, a esperar e a ama-Lo, em comunhão e intercessão por aqueles que perderam a fé e, por isso, não crêem, não adoram, não esperam e não amam.


Um agradecimento à todas as equipes, carinhosamente àquela da PASCOM, pelas fotos compartilhadas.


Pe. Reginaldo Teruel Anselmo

Pároco

Paróquia Sta Maria Goretti